quarta-feira, 7 de abril de 2010

Paris, ses églises et la Sainte Chapelle

http://www.extras.elsevier.com.br/material-angela/PARIS-E-SUAS-IGREJAS.pps

Mes amours, mes chers amis, profitons de ces belles images et prions. Oui, prions . Rezemos, sim, e o que não falta é por quem e para quê. Por nossa família, por nossos amigos, por nossa saúde, por nossa cidade, por nossa profissão, por todas as pessoas que sofrem (por doença ou por qualquer outro problema que os aflige), por nossos estudos, por nossa segurança, por....como já disse, motivos não faltam para um recolhimento, uma meditação. Peçamos sempre luz e discernimento. Luz, muita luz. Desculpem-me, meus tão queridos, excusez-moi, toutefois je dois vous dire ma révolte...tenho de dizer que minha decepção com as autoridades é imensa. Se fossem eles que morressem sob um desabamento, desculpem, mas realmente não haveria nenhuma importância , não se perderia nada, aliás, seria menos um a roubar, a enganar...Tenho 60 anos, e desde sempre sabemos que nossa cidade tem desvantagens geográficas que precisam ser sanadas por quem se interesse mesmo em ajudar e melhorar a vida dos mais humildes...Só rezando...confio apenas no meu trabalho e no de quem conheço de perto que trabalha com toda dignidade e vontade de ajudar e ser útil, sem nenhum outro interesse. Confio nos meus filhos, nos meus alunos e amigos para realizar o sonho de ver que ainda há esperança no ser humano. Ontem cedo, quando via estarrecida as imagens do jornal na tv, cheguei a ficar emocionada quando apareceu a imagem da ponte Rio-Niterói completamente engarrafada...ainda não era 7 horas e tantos e tantos trabalhadores já estavam lá, apesar da chuva, tentando cumprir seu dever, gente responsável, para gente assim , tiro meu chapéu. Uma vez, na época em que eu dava aula de português para estrangeiros, um deles teve a ousadia de me dizer que a nossa fama lá fora era de preguiçosos e praieiros ?!?! Pois bem, não se fala uma coisa destas impunemente para uma filha de imigrantes calabreses. Como tomava carona com ele de manhã cedo, fi-lo passar pela estação de trem de São Cristóvão e mostrei ao vivo e a cores a QUANTIDADE de gente que jorrava dos trens às 7 h da manhã...e lhe expliquei que se aquela hora eles estavam ali é porque haviam se levantado às 4h ou 5h da manhã para dar tempo de " pegar no serviço" às 7h ou 8h...
Não acredito em nenhuma promessa que fazem os políticos: vocês já até sabem, é só o sol voltar para a Maravilhosa que tudo se esquece até a próxima chuva forte. É facil pôr a culpa nos morros, na ocupação desordenada, quando se está sentado em berço esplêndido...
É lógico, bien sûr, que não precisamos ir a Paris para rezar e pedir a Deus que OLHE para tudo isso que está acontecendo e nos proteja...das intempéries e dos políticos que fazem bem mais estragos que chuva, terremoto, tsunami...
Tout de même, apesar disto, vamos juntos entrar na Sainte Chapelle e deixar que a beleza daqueles vitrais nos alegre o coração. http://www.extras.elsevier.com.br/material-angela/Sainte-Chapelle.pps

Um comentário:

  1. Bravo, Angelita! Je suis tout à fait d'accord avec toi! Prions!
    Bisous, Cinthia

    ResponderExcluir