terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Les pays les plus heureux

Un grand bonjour à tous !


Le soleil enfin brille à Rio , le ciel est bleu, peu de nuages, les vacances scolaires...voilà le bonheur pour beaucoup de gens, beaucoup.


O sol brilha enfim no Rio, o céu está azul, poucas nuvens, férias escolares...aí está a felicidade para muita gente, muita. Entretanto fica um gosto ruim na boca, aliás, no coração quando pensamos na região serrana, nas pessoas que perderam não só a casa, coisas materiais, mas principalmente e acima de tudo os filhos, a família, os amigos, perderam suas referências neste mundo. Se conseguirem sobreviver, e sei que vão, são realmente heróis e heroínas, ce sont des héros et des heroïnes.


Aperta-me o coração as imagens incansavelmente mostradas na TV... exploram até demais, vocês não acham ? Qu'en pensez-vous, mes amours ? Alegra-me e emociona-me a solidariedade. Realmente animador vendo todas estas pessoas não se limitarem apenas a fazer donativos ( como eu...) mas estão lá, juntos, dando sua melhor energia, seu tempo, sua bondade, seu amor. Esta corrente de solidariedade poderia ser o ano todo, sempre, enquanto houver pessoas necessitadas de um prato de comida, de uma cama, de fraldas, de leite, de força.Que exagero, Angela ! Acho que alguns de vocês pensam assim...mas, queridos do meu coração, lembrem-se, só para começar, do Norte e Nordeste brasileiros, ou vamos mais perto, da Baixada Fluminense, sem esgotos, sem uma casa limpa e segura, sem dignidade. Repito esta corrente de solidariedade tem que durar anos e anos, há tanta desigualdade neste nosso querido Brasil, tanta e tanta. O salário de um jogador de futebol, por exemplo, daria para começar a ajudar a levantar a cabeça de muitos brasileiros. O salário dos deputados e senadores, que sempre aumentam e com tantas regalias ( ai meu Deus, que horror !) juntamente com as aposentadorias vitalícias ( é preciso não ter nenhum rastro de honestidade e consciência, vergonha na cara, para ser mais clara !) daria para ajeitar pelo menos Friburgo e Teresópolis. Poderiam doar um mês do salário=aposentadorias de TODOS eles, um mês só ficariam, coitados, me dá até pena, sem seu vinho caríííssimo, sua Louis Vuitton, seu motorista, sua mesa fartiíííssima, suas roupas importadas... coisas sem as quais não dá para viver, concordam ?

Ah, como gostaria de ter o dom de um Dapieve, de um Veríssimo, de um Zuenir para poder escrever tudo o que vai no meu coração !


Outro dia, li no jornal uma frase que expressou o que eu queria dizer: "no dia em que um prefeito, olhando as nuvens no horizonte, enxergar a mais remota possibilidade de ir para cadeia pelas mortes que poderia impedir e incentivou, as cidades brasileiras deixariam aos poucos de ser quase todas feias, vulneráveis e decrépitas." ( Marcos Sá Correa)


Falávamos no início de felicidade, n'est-ce pas ? Para muitos, um lindo céu azul, uma praia limpa, um bom e gelado coco, a família por perto e bem, é ou não é muito bom ? Tão simples, não precisa muito, não. Outro dia, meus netinhos me confirmaram isso: queriam porque queriam que os levasse ao jornaleiro mais próximo para colocarem uma moedinha de 1 real numa maquininha de onde saía uma bolinha. Feito isto, estavam tão felizes com suas respectivas bolinhas que voltaram saltitantes para casa.


Nosso amado país ocupa o 33 lugar no ranking dos países mais felizes do mundo. Foi uma surpresa para mim. Sabem quem ganhou ? Costa Rica,. seguida da Islândia e da Suíça. A França em 36 e a Itália em 32. Vivendo e aprendendo. Vejam o link abaixo.
http://www.linternaute.com/actualite/monde/bonheur-monde/suite-classement-bonheur.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário