quarta-feira, 6 de julho de 2011

Só mesmo Claude Lelouch !!

http://www.youtube.com/watch?v=fk1Q9y6VVy0&feature=youtu.be

Bonjour,mes amis, mes chers amis !

Minha nora Patrícia enviou-me este link que me emocionou pois me fez lembrar da " minha cidade", das ruas, das caminhadas ... Ai! Que saudade ! Às vezes, penso que meu sobrenome deveria ser "saudade", sentimento sempre presente e que me faz lembrar de tantos momentos lindos da minha vida...todo o tempo.
Por exemplo, já estou com saudade das minhas turmas deste semestre. Foi tão boa a convivência !
Lembro-me da frase de Auguste Rodin em relação à sua aluna Camille Claudel, e que é a frase por excelência do professor: "Je lui ai montré où trouver de l'or. Mais l'or qu'elle trouve est bien à elle. " Tenho minhas diferenças com Auguste, mesmo ficando extasiada diante de sua obra. Seu relacionamento imaturo com Camille foi lamentável. E admiro demais esta grande escultora de vida tão amarga e solitária.
Porém, o presente está aí ! E como está ! Soube hoje, aos 61 anos !!! que existe superfaturamento de 86.000 % !!??!!?? em um país onde há tanta pobreza e necessidades básicas não atendidas. O que se faz com um calhorda destes ?

Depois,assistindo a TV5 , deparei-me com cenas absolutamente tristes, mesmo inconcebíveis no século XXI : a fome que grassa na Etiópia, na Somália, no Kênia e países vizinhos. O jornal Le figaro chama de tragédie humaine inimaginable. Meu Deus, crianças tão magrinhas e que são as primeiras vítimas da crise alimentar, mães desoladas com o olhar perdido sem saber o que fazer. Na verdade, sem forças para reagir a tal miséria. Há 60 anos não há uma seca assim lá. O que já era pobre e árido conseguiu piorar. Foi muito difícil assistir até o fim. Ainda mais que havia chegado do Hospital Miguel Couto onde fui visitar uma aluna que passa por momentos complicados. Laysa está em uma enfermaria...vocês não imaginam o cheiro e a pobreza, uma lástima. Saí de lá e fui andando andando pesarosa e pedindo a Deus, só Ele mesmo, para proteger minha aluna e todas aquelas pessoas que lá estavam.
E quando cheguei em casa e liguei o computador havia esta mensagem da minha nora com o link deste passeio fantástico de Claude Lelouch. Desculpe, mas foi uma compensação, não concordam ? Um colírio perfeito para meus olhos e meu coração que haviam visto tantas cenas desconsoladoras.

http://www.youtube.com/watch?v=gWVde1pWl24&feature=fvsr
VVy0

Um comentário:

  1. Bonjour professeur,
    Meu nome é Cheyenne, tenho muita vontade de fazer os cursos que a senhora ministra, porém ainda sou iniciante na língua e ainda não me sinto segura. Talvez no próximo ano quem sabe ... Tenho um amor imenso por tudo que é francês e Paris - minha também amada Paris - esse vídeo me fez relembrar momentos inesquecíveis que vivi naquele lugar tão maravilhoso, obrigada pelo presente.

    bjs Cheyenne !!

    ResponderExcluir