quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Le miracle du visage de l' autre

Salut, les amis !! Vous allez bien ?
Je suis en train de voir un film avec mes élèves de conversation et cinéma: Les femmes du 6e étage. vraiment plein d'humanisme. C'est tellement bon de voir d'excellents acteurs dans un scénario qui parle d'un sujet tant oublié:"pour échapper à la tragédie du petit Moi de l'individu, il y a le miracle du visage de l'autre". C'est une phrase d'Emmanuel Levinas qui va à perfection avec ce beau film.
Queridos, estou vendo com minha turma de conversação e cinema das terças à noite um filme que aconselho pelo seu humanismo: Les femmes du 6e étage ou As mulheres do sexto andar.É tão bom ver o trabalho excelente de grandes atores em um roteiro que nos fala de um assunto tão esquecido:"para escapar à tragédia do pequeno Eu do indivíduo, há o milagre do rosto do outro". É uma frase de Emmanuel Lévinas que casa perfeitamente com este belo filme. Lembro-me de uma frase de São Francisco de Assis, meu guru, em que ele diz naquela oração ( que, entretanto, estranhamente, não consta na tradução em português): c'est en s'oubliant qu'on se retrouve. Quer dizer:" é se esquecendo que a gente se encontra". Quando você deixa de pensar só em si e nas suas coisas e olha de verdade para o outro você realmente encontra seu caminhop, se orienta verdadeiramente e ... até feliz.Deem uma olhadinha:

http://www.youtube.com/watch?v=ppH4MBsVTKU

Nenhum comentário:

Postar um comentário