terça-feira, 14 de julho de 2009

Bienvenue chez mon blog, bienvenue chez Angela !


Sejam muito bem-vindos neste blog onde desejo compartilhar meu amor pela língua francesa!

Como Schéhérazade, personagem das
Mil e uma noites, faço de é proibido aborrecer, o meu lema.

O que se espera do blog de um professor? Ensinar,
bien sûr, mas também divertir, pesquisar, orientar, ajudar, acrescentar, em suma.

Dar aulas é o que gosto de fazer. E gosto muito. Sinto-me plena. É bom demais. Busco e, tenho certeza disto, buscarei sempre aprender. Aprender em francês é
apprendre. Mas, na língua francesa, este verbo abrange mais pois significa também ensinar, saber, ter conhecimento, ser informado de alguma coisa, informar, participar. Não é o máximo? Todos sabemos que quando ensinamos aprendemos.E como! São 41 anos de experiência em sala de aula com lembranças inesquecíveis, inoubliables, que me aquecem o coração e me incentivam a continuar sempre aprendendo para poder transmitir melhor.

Cada aluno que passa me deixa sua marca. E, tomara Deus, que eu lhe deixe também a minha: não pare de estudar, de aprender, de prosseguir, de melhorar, de progredir. Nunca se dê por satisfeito! Há tanto a assimilar, todos os dias. Estou à disposição. Aqui você poderá encontrar músicas com suas traduções. Por que música? Primeiramente porque a música francesa é linda e com um vocabulário riquíssimo. Escolho as que me ajudam a comunicar o que desejo sem aborrecer, lembrem-se do lema! Se desejarem alguma letra em particular não hesitem em me escrever.
Je serai là! Também podem tirar dúvidas, fazer perguntas, pedir algum esclarecimento necessário para o bem entendimento de algum ponto da grammaire ou da littérature ou da histoire ou da civilisation.

Lembrem-se sempre que a arte é terapêutica. Quando estamos envolvidos numa boa leitura, ou visitando um museu, apreciando obras de arte, ou ouvindo uma bela canção, ou vendo um filme, esquecemos o que nos aborrecia há pouco.
N' est-ce pas?

Posso igualmente dar dicas de lugares imprescindíveis para sua próxima visita à cidade mais charmosa do mundo, que é Paris, mon amour.



Alors, mes amours, espero sua visita. Bises d' Angela.

13 comentários:

  1. Angela... quantas saudades!!!!
    Parabéns pela nova empreitada! Já tem uma fiel seguidora, hehehe...
    Bisous,
    Marianne Serpa
    :-)

    ResponderExcluir
  2. Professora adorei seu blog, mas tenho uma sugestão: a senhora podia por os dois vídeos de suas entrevistas para que todos os alunos que não assistiram pudecem ver.

    OBS: Não se esqueça de por o comercial do Vanish

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo seu novo blog. Desejo muito sucesso para esse novo projeto.

    Je t'embrasse.

    Pedro Imazaki

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo blog! Tu me manque beaucoup! je suis allée à Paris au début du mois! C' était merveilleux! des bisous!

    ResponderExcluir
  5. Oi, professora!
    Fui sua aluna no Camilo (na 5a série)em 1986, eu acho...amava suas aulas! Tudo o que sei até hoje de francês aprendi com vc...rsrsrs...Gostaria muito de voltar a estudar a língua, mas os cursos são muito caros...na verdade, eu preciso de um curso de francês instrumental, só para leitura, pois pretendo fazer o doutorado.Você pode me dar alguma dica de curso?Gostaria de saber também qual dos seus livros é mais indicado para o meu caso. Grata,

    ResponderExcluir
  6. Angela querida! Adorei saber dessa novidade, vc está sempre inovando, parabéns! Estarei acompanhando o seu blog para estar um pouco mais perto de vc. Félicitation! Je t´embrasse, Rê Sorensen

    ResponderExcluir
  7. Querida Angela, encontrei seu blog muito por acaso no site da PUC e fiquei muito contente!!!
    Adorei os posts, especialmente este. Vc é mesmo maravilhosa e deixa, com toda certeza do mundo, a sua marca em todos os seus alunos.
    Gros bisous!

    ResponderExcluir
  8. Prof. Angela, eu também fui seu aluno no Camilo, acho que um ano depois de nossa amiga Cláudia Lagame (que aliás eu à conheço, assim como seu irmão). E é "culpa" sua eu saber cantar o Hino da França até hoje hehe. E outras músicas também. Hoje eu trabalho para a Sociedade Francesa e Brasileira de ensino e vou ter a oportunidade de fazer francês na Aliança Francesa por conta da escola. Nunca mais irei esquecer de ti. Um beijão para a Senhora. João Carlos Matta.

    ResponderExcluir
  9. Oi Angela!! Meu nome é Rafael Monteiro. Fui seu aluno da PUC por um semestre. Quero voltar estudar francês e gostaria de conversar com você.
    Como faço para falar com você?
    Meu e-mail é rafmon@gmail.com.
    Bjos e obrigado.

    ResponderExcluir
  10. Ângela minha querida!! Que saudade!! Eu perdi meu telefone e com ele perdi seus contatos... Eu ja estou na França! Desde o dia 10 de agosto. Estou em Bordeaux até o dia 28 de agosto, quando parto pra Lyon. Realmente aqui é lindo! Queria muito ter falado com voce antes de vir pra ca, mas foi muita correria e como disse eu perdi seu contato. Vou deixar aqui meu e mail para nos falarmos( edson_nay@click21.com.br)

    Adivinha qual é meu livro de cabeceira???!! RSRSRS Como dizer tudo em Francês em viagens! Olha, especialmente a parte de bagagens me foi util. Acredita que perderam minhas malas?! Mas no dia seguinte a situacao se regularizou.

    Enfim, meus parabens pelo blog, virarei leitor assiduo. Desculpe a ma acentuacao, mas o teclado daqui é diferente =)

    Vous me manquez beaucoup! Um beijo enorme,
    Edson

    ResponderExcluir
  11. Querida Angela,

    provavelmente você não se lembra de mim. Fui sua aluna de francês por um período apenas na PUC-Rio em 1998, lá se vão doze anos! Acabei me casando com um francês e minha mãe está querendo aprender a língua para se comunicar com a família dele. Você poderia me indicar bons professores particulares (ela é muito tímida e não gosta de aula em grupo, apesar de eu achar que isso seria bom para ela...). Sei que sua agenda é sempre cheíssima e provavelmente você não teria tempo para ensiná-la, infelizmente.

    Um beijo e muito sucesso para você,
    com carinho,
    Renata.
    rtassis@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. Vou começar do lugar certo e ler todas as coisinhas que a senhora escreveu, e nos dedicou, com todo carinho! Te adoro querida! Se há alguém que faça um trabalho maravilhoso esse alguém e você!

    ResponderExcluir
  13. olá professora....gostaria de uma ajuda...se a senhora pode traduzir e passar o nome da musica do comercial da vanish chamado "primeira vez" [é o ultimo comercial que lançaram] estou louca atras dessa musica [é cantado por uma criança]...desde já obrigada.

    ResponderExcluir