domingo, 27 de fevereiro de 2011

O discurso do rei e o Cisne negro: superação


Mes amours, vous allez bien ?

Em tempos do Oscar, mesmo ainda sem saber do resultado final, os filmes O discurso do rei e Cisne negro me impressionaram de sobremaneira. Emocionaram-me igualmente. Com temáticas diferentes entretanto com a mesma mensagem: a superação, vencer, dominar-se, ou em francês être maitre de soi, dominer, maitriser...Tanto o rei George VI, pai da Rainha Elizabeth II, como a bailarina Nina venceram o medo, lutaram, se esforçaram, ils ont surmonté la peur. Ambos com infâncias difíceis no sentido da incompreensão e falta de cumplicidade dos pais, ( completamente diferente do querido filme Billy Elliot )a pobre bailarina teve cuidado em demasia, sufocante mesmo e o futuro rei de menos, até sem comer ficava se não obedecesse à babá. Nada em exagero como diriam os gregos.
O rei foi mais feliz, c'est vrai, já que contou com todo apoio da esposa e do ortofonista genial Lionel. É também um filme sobre a amizade, sim, mes amours, a forte e cúmplice amizade entre Georges e Lionel. Já a linda e excelente Nina não pôde contar com isto. A obsessão pela busca da perfeição a matou (ou não , espero que nããão). Cisne negro é plus émouvant qu'impressionnant.

Nada em exagero. Amor demais prejudica, assim como o ódio, cuidados em demasia também pois não deixa crescer naturalmente; para crescer tem de descer do colo, não é ? Assim como a displicência,o descaso, a negligência acarretam baixa autoestima, revolta, infelicidade. Tanto Nina quanto Bertie ( apelido carinhoso do rei) buscavam a melhor maneira de se expressar, ou A maneira de aparecer para o mundo.

Vejam este vídeo e emocionem-se como eu. Um exemplo de superação...bem brasileira. Um rapaz simples, vestido bem informalmente ( o que confirma que a aparência não é tudo), com um nome inusitado se expressa e dança maravilhosamente bem. Que seja muito feliz !

http://www.youtube.com/watch?v=RM2Aio9mvNE

Nenhum comentário:

Postar um comentário