quinta-feira, 21 de abril de 2011

Mon silence. Et après, le cinéma: une de mes passions

http://www.linternaute.com/cinema/film/films-a-voir-absolument/#

Bonjour, tout le monde ! Bonjour mes amours ! Ça fait un bon bout de temps qu'on ne se parle pas. Par faute de temps. Et aussi à cause d' une tristesse que quelquefois nous saisit et devient insupportable. Si ce n'est la famille, les amis, le travail, la psy, la religion...on peut même succomber.
Une des raisons: j'ai été vraiment choquée, bouleversée, ahurie par la mort des 12 élèves d'une école à Realengo, dans la banlieue de Rio. Je ne croyais pas à mes yeux. Comment ça a pu arriver ? Comment ? J'ai été prof de la Municipalité de Rio pendant plus de 30 ans et la vue de cette école qui ressemblait aux écoles où j'ai travaillé...je ne sais pas bien vous exprimer tout ce qui s'est passé dans ma tête. Je me suis souvenue de mes élèves à cette époque -là,de mes chers élèves, je ne sais pas quelle aurait été ma réaction...
Mon silence est dû aussi à beaucoup de travail. J'aime beaucoup mes cours,ils m'exigent énormément mais ils m'encouragent à améliorer chaque fois plus, parce que mes élèves le méritent, et , bien sûr, la langue française. C'est un vrai plaisir d'être prof. D'être mère et grand-mère.
Não há preço que pague. Como diz uma propaganda, isso não tem preço. Ouvir a voz dos meus filhos ao atender o telefone; preparar uma aula e os alunos gostarem e , principalmente, aprenderem mais; ouvir meus netinhos batendo à minha porta com sua mãozinhas queridas e mordíveis, chamando "vovóóóó"; fazê-los dormir bem aconchegadinhos no colo e me fazendo lembrar do pai e do tio deles com esta mesma idadezinha, não há preço que pague ; ouvir um aluno dizer que não tinha ideia como a língua francesa era tão linda e expressiva, que gosta das músicas que trago; ouvi-los contarem fatos engraçados em sala de aula criando um clima tão gostoso, tão amigável que não há mesmo preço que pague. "Pô, mãe, gostei desta sobremesa, ou a lasagna estava ótima, caprichou, hein ?" Me digam, quanto vale isto ? Quanto? Não há dinheiro no mundo. Um dos filhos ir à missa de domingo à noite e eu não por estar no limite do cansaço, e na hora em que o padre diz lá na igreja "Paz de Cristo !", este filho amado me envia o torpedo lindo dizendo " Paz de Cristo, mãe ! " Não nada que valha esta bênção de Deus ! Por isso e por muito mais, tenho de ficar mais animada, é ou não é ?
Vamos ver este link juntos e observar os 100 filmes que não podemos deixar de ver de jeito algum. Espero que gostem da lista.
Ah, o cinema...gosto demais ! Toda magia, todo ambiente, o cheiro da sala...só não gosto quando comem pipoca ao meu lado fazendo barulho, abrindo latinhas...aaaaaahhhhh, que raiva ! Deviam proibir terminantemente a venda e estas criaturas de fazer barulho e nos perturbar em um momento tão único !

Um comentário:

  1. Olá professora Angela!
    Já coloquei a foto da senhora com a blusa da TV PUC-Rio no nosso perfil do Facebook.
    Gostaria de saber se a senhora quer que eu mande a foto para algum email para ter de recordação?

    Atenciosamente,

    Listelli Oliveira
    Subeditora de Internet TV PUC-Rio

    ResponderExcluir