domingo, 22 de maio de 2011

Réfléxions, révolte, espoir...et la Provence

Ça va, tout le monde ?
Quelquefois dans la vie on doit s'arrêter pour réfléchir si on est sur le bon chemin, si ce que nous faisons comme professionnel ou comme personne, dans mon cas, comme mère, comme prof, comme mémé, comme amie, comme soeur, comme collègue, comme citoyenne...se nosso desempenho está abaixo ou acima das expectativas...e aí, mes amours, qu'est-ce qu'on fait ? O que fazemos ? O importante é se questionar. Sempre. Há poucos momentos na vida do dia a dia em não nos preocupamos com alguma coisa. Raros momentos. Despreocupação total só mesmo para poucos e alienados. Pensamos em um filho que precisa resolver algo importante na vida dele e está indeciso, e você não sabe ainda como ajudar, ou então é um aluno que está passando por um momento crucial, ou uma dorzinha incômoda que persiste em tirar sua atenção , seu prazer, ou a labirintite que resolve atacar quanto mais ocupado se está,ou o dinheiro que achava que iria até o fim do mês...acaba, ou um funcionário que vem contar assim en passant como é dura sua vida e a que horas acorda para vir trabalhar e ganhar aquela miséria.
Porém há uma batidinha na porta e pergunto quem é, mesmo sabendo quem são os tão queridos visitantes e ouço a seguinte resposta:" Vó, é o Filippo e a Branca de Neve !!" Fala sério, é demais para uma vó . Aí você esquece ,nem que seja o período em que estão com você, tantas coisas erradíssimas que se passam, como , por exemplo a discussão em torno da ficha limpa ou do código florestal. Discutir o quê ? O quê ? O óbvio ??? Meu Deus do céu, não há o que discutir. Tem que proteger as florestas e as matas e sem ficha limpa não há conversa possível. Pô, é revoltante. E os salários desta raça de políticos inúteis, completamente inúteis gastando fortunas com viagens inócuas,banquetes e discussões vazias enquanto crianças passam fome pois o dinheiro da merenda foi desviado, ou ~grande parte da população não pode ter direito a um hospital decente pois o dinheiro também foi desviado. Ora, caramba ! Fora a EDUCAÇÃO que deveria ser a prioridade máxima visto que é a base de tudo. Repetirei isto toda a vida que ainda me resta. Por exemplo, os jornais televisivos deveriam começar todo noticiário pelo relato do que se passa nas escolas, as bem sucedidas e as que não conseguem nem ensinar o básico.
Não é possível que não haja pessoas decentes e com verdadeira vontade de melhorar a vida do nosso povo mais necessitado .
Cada dia mais, me convenço que la vie n'est pas un long fleuve tranquille, não é um mar de rosas.
Ainda bem, encore heureux, como dizem os franceses, que existem coisas que nos arrancam docemente desta desesperança, como ouvir meus alunos cantando uma chanson que acabei de ensinar e entoam lindamente com a pronúncia certinha; ou quando os escuto lerem um texto se esforçando para caprichar na pronúncia; como o barulho das árvores quando venta devagar aqui na PUC, até a chuva cai diferente aqui, o lugar que considero minha segunda casa de tão bem que me sinto na convivência com meus alunos, colegas e funcionários.
Sexta-feira, Arthur Dapieve,o grande professor cronista do Globo, escreveu o que eu gostaria de ter escrito: "Gosto de dar aula. Talvez seja o derradeiro bastião do meu idealismo. Acredito que há algo nobre em compartilhar o conhecimento acumulado, devolvendo à sociedade aquilo que ela nos transmitiu, enriquecido pela nossa experiência. Lecionar também ajuda a organizar as próprias ideias, submetendo-as às salas de aula. E estas são um suprimento inesgotável de gente interessante". Esta última parte da frase é perfeita, como toda a crônica. Não sei o que seria da minha vida sem o magistério, não sei como viver sem dar aula, sem criar. Graças a Deus, tenho minhas turmas, dos débutants aos avancés, que são meus estímulos para aprender e estudar mais e mais. Je les aime bien.
Trouxe para compartilhar com vocês, queridos, a PROVENCE, lugar que ainda irei conhecer nesta incarnação, tenho certeza. Passem as fotos com vagar, apreciando cada lugar lindo e mágico. Vamos caminhando juntos por esta belíssima região. E esquecendo um pouquinho o que nos incomoda tanto no nosso país de tantas insuportáveis desigualdades e injustiças.
http://www.linternaute.com/sortir/escapade/lieux-mythiques-de-la-provence/?f_id_newsletter=4952&utm_source=benchmail&utm_medium=ML73&utm_campaign=E10197744&f_u=18974973http://

Nenhum comentário:

Postar um comentário