domingo, 28 de agosto de 2011

Nabucco, Giuseppe Verdi, mia pátria si bella e perduta

Salut, mes chers amis !!


"Mia patria si bella e perduta", este verso da ária Va, pensiero, sull'ali dorate, da ópera Nabucco de Giuseppe Verdi, vem bem a calhar para este momento que nós, brasileiros, passamos, traduz perfeitamente este sentimento que nos invade. Quem quer que sejamos, italianos, franceses, americanos...atravessamos uma época difícil. O que nos salva ?


A arte, sempre, toujours !!


Sempre que ouço esta ária que é a terceira parte da ópera cantada pelos escravos hebreus na Babilônia fico emocionada.É tão linda que já cogitaram no passado de fazer dela o hino nacional italiano.
Resumidamente, a ação se passa uns 600 anos antes de Cristo durante o reinado de Nabucodonosor II que foi o responsável pela reconstrução da cidade de Babilônia considerada uma das 7 maravilhas do mundo. Depois de anos ele resolve conquistar a terra de Judá destruindo o templo de Salomão e fazendo numerosos prisioneiros que leva para a Babilônia como escravos.

Pois bem, queriods, vejam este link e assistam a um espetáculo especial, especialíssimo, comandado pelo maestro Riccardo Mutti.
Hoje, nos jornais O Globo e na Folha de Saõ Paulo, o jornalista Elio Gaspari comenta este fato dando o título de Oito minutos de história e poesia.

www.youtube.com/watch?v=the9_fs1Za0

Et en français, avec Nana Mouskouri:

http://www.youtube.com/watch?v=H34sUemjuw4&feature=related

Um comentário:

  1. A crise econômica internacional está mostrando que hoje é mais difícil sustentar a opulência das nobrezas européias com a pirataria real e opressão econômica dos impérios sobres as colônias, como o fizeram europeus e norte americanos sobre os povos da Africa, parte da Ásia e |Latino América.
    Brasil 2012, democrático e economicamente livre do parasitismo internacional.

    ResponderExcluir