sábado, 12 de novembro de 2011

Arte sempre salvadora

Salut, les amis !!Esta semana passei por uma experiência um tanto triste /frustrante para um(a) professor(a).É um hábito meu e acredito da maioria dos meus colegas exigir atenção, participação e disciplina, condições entre as principais para o aprendizado. D'accord ? Adoro conversar com meus alunos, antes, durante e depois da aula, são inteligentes, atualizados,engraçados, bom demais, mas...
Já até comentei com as turmas que se eu contasse quantas vezes digo: " Prestem atenção, é importante !" nem sei a que número chegaria.Fazê-los aprender e descobrir toda a beleza da língua francesa é uma tarefa que julgo essencial para minha realização como professora.
Durante estes quase 44 anos de sala de aula, não tenho certeza, in-fe-liz-men-te, se consegui fazer com que meus alunos estudassem para aprender, para assimilar toda a harmonia e excelência da língua francesa, para tornarem-se cultos e NÃO para se dar bem na prova.
Lecionar na minha universidade, na que considero minha segunda casa que é a PUC-Rio,me proporciona um grande prazer.Sempre. Entretanto há tempos venho disputando, é isso, disputando com estes aparelhinhos infernais quando não usados na hora certa. A atenção e o comprometimento dos alunos me está escapando pelos Blackberry, Tablets, I-PAD, I-Phone, e outros ai ai ai...fora a conversa paralela e o desinteresse. Pois é, amigos queridos, é isso que aconteceu e me fez chorar na última quarta-feira.
A falta de um retorno, entendem ?
Poucos são aqueles que se interessam de verdade,que pedem livros ou filmes extras,que fazem perguntas, que questionam, que estudam em casa, fazem os deveres pedidos, que ao menos olham e leem com real interesse os e-mails que lhes envio com avisos importantes,com as músicas cantadas em aula...Nesta quarta, depois de insistentemente repreendê-los por tudo isso , uma aluna falou "desapega, professora !" e outro me disse que já estava ficando chato eu brigar com a turma a todo momento, que eles são universitários ( !!!!), que estão cansados de tantas provas das outras disciplinas, etc etc etc.
Simplesmente, não reagi como uma pessoa amadurecida,a resposta não veio fácil e afinal são 61 anos, e chorei. Fui tomada por um sentimento de...nem sei como descrever, um sentimento de imensa decepção,de fracasso talvez.
Qual é a saída ? Insistir ? Desapegar ? Fingir que não houve nada ?
Para não pensar mais, tentar me desligar, eis que me deparo com esta dádiva de reportagem sobre Leonardo da Vinci do Le Figaro que compartilho com vocês. A arte sempre salvadora,que nos protege e nos tira deste desânimo.

http://www.lefigaro.fr/culture/2011/11/05/03004-20111105ARTFIG00030-leonard-de-vinci-les-secrets-d-un-genie.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário