sábado, 16 de junho de 2012

A árvore, l'arbre, l'albero

Em tempos de Rio+20, minha contribuição, bem singela.
Vocês, meus amigos, sabem que a-do-ro árvores.
Da mais "magrinha" à mais frondosa.
Sinto-me perto delas. As de caule grosso, com raizes aparentes me deixam mais segura. E sob a sombra, que paz !
« Lire un livre sous un arbre en double le plaisir. On ne sait plus si on tourne les

pages ou si on feuillette l'arbre. »

"Les enfants le savent :

Les arbres parlent arbre

Comme les enfants parlent enfant.

Quand un enfant de femme et d’homme

Adresse la parole à un arbre

L’arbre répond

L’enfant l’entend

Plus tard

L’enfant parle arboriculture

Avec ses maîtres et ses parents

Il n’entend plus la voix des arbres

Il n’entend plus leur chanson dans le vent.

(Jacques Prévert : Arbres)

As árvores do "meu" poeta Manoel de Barros:

http://www.youtube.com/watch?v=c0O801oKuTo

E finalmente esta poesia ainda do meu poeta que explica certinho o porquê de eu querer ser árvore. Outra razão também pode ser a minha infância em Miguel Pereira onde vivi meus primeiros 8 anos. Período marcante na minha vida para o bem e para o mal. Mas o principal está indelevelmente marcado: meu amor pela natureza.




Árvore - Manoel de Barros


Um passarinho pediu a meu irmão para ser sua árvore.
Meu irmão aceitou de ser a árvore daquele passarinho.
No estágio de ser essa árvore, meu irmão aprendeu de
sol, de céu e de lua mais do que na escola.
No estágio de ser árvore meu irmão aprendeu para santo
mais do que os padres lhes ensinavam no internato.
Aprendeu com a natureza o perfume de Deus
seu olho no estágio de ser árvore aprendeu melhor
o azul
E descobriu que uma casa vazia de cigarra esquecida
no tronco das árvores só serve pra poesia.
No estágio de ser árvore meu irmão descobriu que as árvores são vaidosas.
Que justamente aquela árvore na qual meu irmão se transformara,
envaidecia-se quando era nomeada para o entardecer dos pássaros
e tinha ciúmes da brancura que os líriso deixavam nos brejos. Meu irmão agradecia a Deus aquela permanência em árvore porque fez amizade com muitas borboletas.

Árvore - Manoel de Barros (in: Ensaios Fotográficos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário