domingo, 29 de julho de 2012

Le film " Elles" : rien de spécial, sauf Juliette Binoche

http://www.allocine.fr/video/player_gen_cmedia=19268055&cfilm=178236.html

Fui mesmo sem meus alunos/amigos ver este filme por causa de Juliette Binoche, minha atriz favorita e também pelo título: "Elles".
Como vocês sabem, não gosto de ler nada sobre o filme antes de vê-lo. É assim com vocês, queridos alunos, eu não gostaria de ouvir falar de vocês,(antes de conhecê-los no primeiro dia de aula), pelos meus colegas anteriores para não ser influenciada.
Todo mundo tem sua ideia, sua própria interpretação, sua própria história pessoal, não é?
Se eu tivesse lido antes sobre esse filme, então devo confessar, eu não iria com vocês, não que eu não me sentiria confortável com vocês ... não por vocês, absolutamente não. Mas, por causa da história. É muito ... para a minha idade, minha educação, não sei explicar.
Por quê? Eu ainda não sei a opinião de vocês.
A razão para isto é o constrangimento, digamos, excessivas cenas de sexo. Na minha opinião, não era necessário.
Juliette interpreta, como sempre, muito bem, (mas ela não deveria mais aceitar esse tipo de papel, vocês me entendem ?) o papel de uma freelancer, Anne, que escreve para a revista "Elle" um artigo baseado em entrevistas realizadas com algumas estudantes que ganham a vida como prostitutas.
É um tema difícil de abordar, infelizmente, um tema universal. Não é normal que elas façam isso, elas se submetem a certas vulgaridades, bestialidades, indignidades, apenas para ter uma vida mais confortável, um apartamento em Paris, digamos, dinheiro "fácil" .
Essas garotas bonitas, uma francesa e uma polonesa, têm suas famílias.
Têm uma boa família aparentemente. Não são ricos, classe quase média. Mas que sobrevivem fazendo seu trabalho honesto.Quando Anne conversa com elas, faz-lhes perguntas sobre seu ofício, as meninas dizem, às vezes, com uma tal naturalidade pela qual o espectador não espera.
Anne é casada, tem dois filhos, o menor adora jogos de vídeo e o outro, um adolescente nesta idade difícil de afirmação pessoal e confronta sua mãe quando ela o repreende.
Anne tem uma vida bem confortável: um apartamento agradável, elegantemente mobiliado e equipado com uma cozinha maravilhosa.
Ela e seu marido levam, aparentemente, uma vida normal. Seu filho mais velho critica a vida do casal.
Eu esperava que falariam mais, conversariam, mostrariam que hoje em dia não temos tempo nem disposição após um dia muito cansativo de trabalho para nos comportarmos como uma “garota mundana”. Isso, eu aposto com vocês, é quase impossível. Pensei que um filme chamado “Elles” lidaria com este assunto tão atual: ser a mulher no século XXI, trabalhando, fazendo tarefas domésticas, compras, cozinhando, fazendo pilates, cuidando de crianças e ... e ... e ... ser bonita e sedutora à noite quando o marido amado chega.
Quando vemos Anne chorando na frente de seu marido, entendemos muito bem o que estava acontecendo em sua cabeça. Ela passou horas de entrevista com as cocottes, a ouvir tudo o que fazem com detalhes os mais degradantes, Anne fica perturbada, desconcertada, acaba influenciada. O que eu não aceito é que ela queira repetir o que as meninas fazem. Ela não consegue separar as coisas. Ela tem uma família. Noblesse oblige.
Há muitos assuntos para discutir neste filme:
1 - os pais das duas moças fingem não saber de nada para não ter que intervir. Por quê?
O que é esta atitude inexplicável ? Como podem aceitar isso?
2 - As meninas realmente estudam ? Uma diz que ela está no “prépa” ( curso preparatório para quem quer entrar nas Grandes Écoles) - é uma cena muito triste, porque ela não gosta que sua mãe (de aparência tão infeliz...) minta para os vizinhos, dizendo que sua filha já está na Grande École...

Quais são as cenas mais marcantes?
Quando Anne chorou ; e no final do filme quando ela "volta" para sua família. Estamos no café da manhã, Anne esquece mesmo o regime que estava fazendo. Todos conversam.
O sol entra e ilumina tudo. A família finalmente vence, o trabalho das entrevistas já entregue, todos reunidos. E é bom. Muito bom.

2 comentários:

  1. Como eu gostaria de saber o nome da musica popular francesa que tocou nesse filme ELLES..
    Voce sabe ??

    ResponderExcluir