domingo, 10 de março de 2013

Pensando e ... me indignando !!



Bonsoir, chers amis !!
Ça fait plus d'un mois, n'est-ce pas ?
Eh, oui, je sais. 
Faz mais de um mês que não venho aqui escrever. Houve outras prioridades, algo que me apertou o tempo,  uma tristeza sem fim, uma infinita saudade, frustrações, decepções, muita irritação, e houve também alegrias, graças a Deus.
 Como " segurar esta onda " ? Meditando sempre que posso, lendo, vendo filmes um atrás do outro, fazendo bolo, pesquisando para atualizar o meu primeiro livro, rezando bastante, bastante, pedindo à Maria que me dê a mão para prosseguir prosseguir prosseguir.
Revolto-me cada vez mais com a irresponsabilidade, a falta de compromisso, a incompetência que grassam no nosso bairro, na nossa cidade, no nosso estado, no nosso país.
Vocês já repararam nisso ?
Já se deram conta que dia a dia aumenta ou percebemos pessoas que, simplesmente, não se envolvem, não se comprometem, não se importam com seu semelhante.
Este descaso me deixa furiosa.
Outro dia, um amigo da PUC, Luís, me disse que, na minha idade, eu deveria ser mais zen, mais calma, mais mansa, em resumo.
Muito difícil mudar. Não seria mais eu.
Observem: as pessoas esbarram em você na rua ou em qualquer outro lugar e ..... não se desculpam !!?? Educação/Elegância zero.
Falam ao celular alto altíssimo, contam intimidades e falam palavrões...e se olharmos com cara feia, aí pode até haver discussão.Educação/Elegância zero.
Meninas falam tão ou mais palavrões que os meninos. Já notaram também ? Feio à beça. Elegância zero.Educação: -1
Profissionais que chegam atrasados, saem antes da hora, enrolam o mais que puderem, seja em escolas, faculdades, hospitais,igrejas ( pois é...),clínicas, empresas, lojas, bancos ( ai ai ai) Nota: zero.
E aquelas para as quais você faz um favor, quebra um galho, é gentil, e a reação da criatura é .... nenhuma !?? "Obrigado/a" não existe mais, caiu de moda.Sabiam ?
Pois é !! Ai, meu sangue calabrês que ferve e tem de amornar se não, meu Deus, faço um estrago.
E colegas nos/nas quais a gente confia legal, acha que são sérios/as, amigos/as, confiáveis ... e de repente, aprontam uma "senhora puxada de tapete"...Elegância/Educação: nota: -1000
É melhor até que eu não fique sabendo de fatos tão desagradáveis assim, pois minha vontade primeira é chamar a atenção, brigar, mostrar o que acho, depois de 63 anos neste planeta, certo.
Talvez Deus me leve cedo por estar sempre assim alerta, pronta para falar, para dizer o que penso. Haja coração.


Na rua, dia desses, vi uma senhora levando a filhinha ao ballet. Acreditem: a menina chorava de soluçar. Parei (até posso imaginar a reação dos meus filhos: "mãe, você não tem nada a ver com a vida dos outros, finja que não viu...") e perguntei à senhora o porquê de tantas lágrimas. Ela me disse que era porque a menina não gostava de ir ao ballet. ( ??!!) Retruquei então que não a levasse mais, não é prioridade na vida. A prioridade é a felicidade dos filhos, a senhora não acha ? Reação da mãe: "já paguei o ano todo e ele tem de ir !!" Que tal ? Zona sul da cidade maravilhosa, mãe bem arrumada, mas ... respeito zero pela filhinha.
Minha amiga Denise teve de internar sua mãezinha de 90 anos em uma clínica em Ipanema (sim, Ipanema, bairro chic, famoso, cheio de lojas de grifes etc etc etc). Pois então, a tal clínica atendeu tão mal esta senhora que ela saiu pior do que entrou ??!! Minha amiga me contou os horrores pelo qual sua mãezinha teve de passar. Meu Deus, imaginem em outros hospitais em que a grande maioria dos pacientes são pobrezinhos, humildes, que não sabem mesmo se defender nem reivindicar, reclamar por um sentimento que deveria ser inerente a todo ser humano: o RESPEITO, o apreço, a consideração pelo outro, seja ele pobre, homossexual, de outra raça, ignorante, retardado mental, mendigo, sei-lá-mais-o-quê. Tratam as pessoas como se fossem bichos.
O que vivemos atualmente parece-me o fim de uma era, uma decadência só. Está cada vez mais complicado se achar um profissional, em qualquer área, competente, qualificada, hábil,  eficaz. Pensem, por exemplo, em uma passadeira, uma costureira, um/a enfermeiro/a, um/a médico/a, um/a professor/a, um/a taxista, um eletricista, um gasista, uma manicure, um padeiro, um/a florista, uma diarista, um/a ator/atriz, um padre, um porteiro, etc etc etc. Nem vou tocar na ferida de falar em políticos, se não .........
E aí ? Conseguiram achar pessoas eficientes nas quais pudéssemos confiar cegamente ? Pessoas que realmente levem a sério suas profissões ou só estão nela por preguiça de mudar, por causa do $$, por negligência ? 
Como fazer ?
Para nós, que temos algum discernimento, não fica difícil notar a incapacidade da criatura e repreender, chamar a atenção, mostrar que não deve agir assim ou ignorar solenemente. Mas, e as outras pessoas que não conhecem seus direitos, que são tão humildes que dá vontade de chorar, que não sabem nem que têm direito ao respeito.
Esta palavra vem de  RESPECTUS, particípio passado de RESPICERE, “olhar outra vez”, de RE-, “de novo”, mais SPECERE, “olhar”. A ideia é de que o que merece um segundo olhar em geral merece respeito.
Para se ter este segundo olhar, faz-se necessário ser gentil, elegante e educado( todas sinônimas ).
Pronto para aprender ou reaprender. Pronto para olhar e ver o outro que precisa de sua ajuda ou dos seus serviços ou de apenas sua atenção.Se o médico ou o professor ou o encanador ou o porteiro ou o enfermeiro  ou seja quem for estiver pronto para isso, para reconsiderar sua posição antes errada e se comprometer consigo mesmo e com o outro a melhorar, a se aperfeiçoar, a respeitar, a ser melhor como pessoa e como profissional,aí, sim, creio que vamos sair desta decadência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário