quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Adélia Prado et moi, des points communs

Com licença poética
                                                                                                                      ADÉLIA PRADO
Quando nasci um anjo esbelto,
desses que tocam trombeta, anunciou:
vai carregar bandeira.
Cargo muito pesado pra mulher,
esta espécie ainda envergonhada.
Aceito os subterfúgios que me cabem,
sem precisar mentir.
Não sou feia que não possa casar,
acho o Rio de Janeiro uma beleza e
ora sim, ora não, creio em parto sem dor.
Mas o que sinto escrevoCumpro a sina.
Inauguro linhagens, fundo reinos
— dor não é amargura.
Minha tristeza não tem pedigree,
já a minha vontade de alegria,
sua raiz vai ao meu mil avô.
Vai ser coxo na vida é maldição pra homem.
Mulher é desdobrável. Eu sou.

Ensinamento

Minha mãe achava estudo
A coisa mais linda do mundo.
Não é.
A coisa mais linda do mundo é o sentimento.
Aquele dia de noite, o pai fazendo serão,
ela falou comigo:
“Coitado, até essa hora no serviço pesado.”
Arrumou pão e café, deixou tacho no fogo com água quente.
Não me falou em amor.
Essa palavra de luxo.

Impressionista
Uma ocasião,
meu pai pintou a casa toda
de alaranjado brilhante.
Por muito tempo moramos numa casa,
como ele mesmo dizia,
constantemente amanhecendo.
Casamento
Há mulheres que dizem:  Meu marido, se quiser pescar, pesque,  mas que limpe os peixes.  Eu não. A qualquer hora da noite me levanto,  ajudo a escamar, abrir, retalhar e salgar.  É tão bom, só a gente sozinhos na cozinha,  de vez em quando os cotovelos se esbarram,  ele fala coisas como "este foi difícil"  "prateou no ar dando rabanadas"  e faz o gesto com a mão.

 O silêncio de quando nos vimos a primeira vez  atravessa a cozinha como um rio profundo.  Por fim, os peixes na travessa,  vamos dormir.  Coisas prateadas espocam:  somos noivo e noiva.

Os pontos comuns estão em vermelho.Uns são verdadeiros, outros gostaria que fossem, ou que tivessem sido pois não dá mais tempo...meu pai já se foi há 20 anos.
A minha preferida é ENSINAMENTO. Diz tudo tão simplesmente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário